ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

ABNT NBR 15575 Norma de Desempenho de Edificações garante conforto e segurança

Norma ABNT NBR 15575

Desempenho de edificações: Norma ABNT NBR 15575 garante mais conforto e segurança em casas e apartamentos.

Norma ABNT NBR 15575

Criar, planejar, vender, construir e entregar… parece simples o fluxo da Construção Civil, mas muitas vezes pode faltar nesse fluxo a frase chave: “garantir desempenho”. E muita gente nem sabe o que é isso!
Ocorre que a frequência de insatisfação das pessoas que adquirem casas e apartamentos ainda na planta aumenta a cada dia. Muitos moradores relatam até uma “sucessão de problemas”, e os motivos mais frequentes variam entre infiltração produzindo mofo e umidade, qualidade da pintura e outros acabamentos, jardinagem, trincas nas paredes e junções, pisos e azulejos soltos.

A partir de pesquisas realizadas entre 2010 e 2013, entre elas a da pesquisadora Rebecca Borba Cavassin, mestre e engenheira civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), as estatísticas de reclamações demonstraram a necessidade de criação de padrões normativos para garantia da satisfação e conforto dos moradores e usuários de edifícios residenciais.

Surgiu então em 2013 uma norma de desempenho da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 15575, que entrou em vigor em julho do mesmo ano. Foi a primeira vez que uma norma brasileira integrou qualidade de produtos aos efeitos que seus resultados causam na satisfação dos consumidores. Segundo Paulo Campos, professor de Arquitetura da USP e superintendente do Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT CB 02), “a norma representa um nível de consenso inédito entre o estado da arte da construção civil e as condições objetivas de nossa realidade socioeconômica”.

A Norma de Desempenho da ABNT NBR 15575 considera um edifício residencial como 5 sistemas distintos:

Estrutura – padrões e critérios de estabilidade e resistência da construção, inclusive com metodologia para medição de impactos que a estrutura pode aguentar sem apresentar rachaduras ou falhas;
Sistemas hidrossanitários – exigência de que todas as edificações devem estar integradas à rede de esgoto municipal ou possuir alternativas próprias de coleta e tratamento dos dejetos, bem como reuso ou descarte sustentável da água consumida; também determina critérios de desempenho da tubulação, como pressão, peso e outros;
Pisos – requisitos de resistência a impactos especificados e níveis seguros de abrasividade para evitar escorregamentos e outros acidentes domésticos;
Coberturas – exigência de pé-direito mínimo de 2,5m de altura, variando em banheiros e corredores; esta parte da norma também determina especificações para pesos que a cobertura deve aguentar e a quantidade de horas que ela deve resistir antes de ceder a um incêndio;
Vedações – impermeabilidade, estanqueidade, proteção acústica e conforto térmico são padrões estabelecidos nesta seção da norma, com níveis variáveis de tolerância e adaptáveis termicamente a qualquer região climática do país.
Para cada uma das partes da norma, incluindo os requisitos gerais de obras, são estabelecidos critérios, objetivos de qualidade, padrões e procedimentos de medição e monitoramento das características em cada etapa da construção.

A norma ABNT NBR 15575 faz ainda integração com outras normas aplicáveis à construção civil, que incluem padrões de segurança contra incêndio e pânico, como a NBR 13434, por exemplo, e demais normas que devem ser seguidas para garantia de conforto e segurança das comunidades.

Além da necessidade de adequação das construtoras para atendimento a todos os padrões de conforto e segurança, também haverá a necessidade de adaptação pelas faculdades para que se formem novos profissionais com o adequado conhecimento sobre esses padrões normativos.
Sem dúvida, a aplicação destas normas nas edificações garantirá maior conforto e segurança aos residentes e frequentadores de cada edifício ao longo do tempo.

Restou dúvidas sobre esse assunto? Deixe seu comentário abaixo no post ou entre em contato com a equipe ADVComm. Nossos profissionais estão prontos para esclarecer todas as suas dúvidas e apresentar soluções para garantia de segurança em todas as instalações.

Publicada em Blog, Normas and tagged , , , , , , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital