ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Acessibilidade na Alemanha é assunto sério. O país oferece turismo sem barreiras

Dona da economia mais sólida do mundo, a Alemanha é também uma referência quando o assunto é acessibilidade. Com investimento no programa Barrier Free (Sem Barreiras, em tradução livre), o país ganha destaque por fortalecer o turismo, o conforto e a autonomia de pessoas com algum tipo de deficiência.

Ao todo, 10 cidades alemãs implantaram medidas que facilitam a vida de cadeirantes em espaços públicos e urbanos: Dresden, Düsseldorf, Frankfurt, Hamburg, Hannover, Köln, Leipzig, München, Nürnberg e Stuttgart, chamadas pelo governo de Cidades Mágicas. Uma página no site Germany Travel indica, por meio de um mapa interativo, as melhorias de adaptação em cada uma delas.

acessibilidade-na-alemanha

Acessibilidade na Alemanha

Segundo a página do projeto, as ofertas servem tanto para pessoas com restrições temporárias de atividade e mobilidade, famílias com carros de bebê, ou gestantes, como para pessoas que têm deficiências cognitivas e/ou físicas permanentes, que usam cadeiras de rodas, ou têm deficiência visual ou auditiva total ou parcial. As melhorias acabam atingindo também os idosos, que reduzem seus esforços em passeios e atividades cotidianas.

Entre as qualidades que tornam os destinos tão acessíveis estão calçadas niveladas e sem obstáculos, bondes e ônibus com piso baixo, sistemas de orientação para pessoas de baixa ou nenhuma visão em espaços públicos, visitas guiadas e adaptadas, que promovem experiências sensoriais, entre outros. Até mesmo os esportes de aventura abraçam a acessibilidade, como, por exemplo, a escalada para cadeirantes no Parque Filu, ou o rafting no parque de canoagem Markkleeberg.

sh_klettergartenfilu

Acessibilidade na Alemanha – Turismo inclusivo

Segundo o Centro de Turismo Alemão (DZT), a expectativa é ir expandindo o número de visitantes para alcançar cerca de 520 milhões de viagens em 2020.

barrier-free

Acessibilidade na alemanha – Museus acessíveis

Die Brücke und die Moderne. Blick in die Ausstellung mit Besuchern. Copyright: Bucerius Kunst Forum, Foto: Ulrich Perrey

Foto: Ulrich Perrey

bw_pfahlbauten_unteruhldingen

alemanha-acessivel

 

A acessibilidade na Alemanha é maravilha, não é? Quem sabe um dia o Brasil chega lá.
Você conhece a acessibilidade alemã ou alguma outra cidade do mundo que é bem preparada para ser inclusiva?

Compartilhe conosco seus comentários e dicas.
Até o próximo post.

Publicada em Acessibilidade, Blog and tagged , , , , , , , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital