ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Alunos do Ifba desenvolvem novas tecnologias para auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão

Alunos do Instituto Federal da Bahia (Ifba), localizado em Salvador, desenvolveram dois sistemas para auxiliar as pessoas com deficiência visual a ter mais autonomia e segurança ao se locomoverem pela cidade.

Por meio de um sistema sonoro, a nova tecnologia avisa as pessoas cegas ou com baixa visão que o ônibus desejado se aproxima do ponto de parada. O mecanismo se baseia em um transmissor instalado no veículo que, por meio de um sinal de rádio, informa o receptor instalado no ponto.

Assim, as pessoas não precisam mais depender de terceiros para serem avisadas sobre a chegada dos coletivos que precisam tomar.

O outro sistema de acessibilidade desenvolvido na Ifba também consiste em um aviso de voz às pessoas com deficiência visual. Este, porém, funciona quando uma pessoa se coloca sobre uma placa de piso tátil que tenha a tecnologia acoplada.

Com custo inferior a R$ 300, o projeto serve para informar os indivíduos cegos ou com baixa visão sobre sua localização exata, bem como indicar a direção a ser tomada com as mensagens de voz.

Os alunos que desenvolveram os sistemas ganharam seis prêmios no Brasil e uma menção honrosa nos Estados Unidos. Não se sabe, entretanto, quando as tecnologias serão disponibilizadas no mercado.

Para mais informações sobre acessibilidade, clique aqui.21

Publicada em Acessibilidade, Blog, Piso Tátil, Sinalização and tagged , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital