ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Aplicativo para smartphone ajuda os bombeiros de Santa Catarina a salvarem vidas

Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não tenha um smartphone, usado especialmente para navegar pelas redes sociais. Mas não estranhe se encontrar os bombeiros de Santa Catarina com o celular em mãos. Ao invés de perder tempo na internet, eles encontram recursos práticos na hora de salvar vidas por meio de um aplicativo próprio que os ajuda na hora dos resgates.

Tudo começou em 2007, quando foi implementado a ferramenta de monitoramento de ocorrências E-193, que hoje tem seu uso expandido por todo o território catarinense e tem uso comunitário, permitindo o monitoramento de acidentes por parte da população.

O processo de digitalização para melhorias em segurança trouxe ainda a ativação do FireCast, app criado em parceria com o Instituto Igarapé, do Rio de Janeiro, para os socorristas em atendimento. Desde 2015 atua como ferramenta importante na Grande Florianópolis, mas o intuito é levá-lo para outras cidades.

Localização, gerenciamento da tropa, disponibilidade de viaturas e acompanhamento da ocorrência são algumas de suas funções. O sistema permite que a Central de Emergências encontre a viatura mais próxima da ocorrência, e que os bombeiros indiquem o passo a passo pelo smartphone. Também conta com um mapa de calor e um recurso de filmagem que poderá ser anexado aos procedimentos.

O site oficial do CBM-SC lista todas as vantagens do uso tecnológico:

  • aplicação de mobilidade no atendimento às emergências;
  • dinamização na comunicação entre as guarnições e a central de emergência, enviando mapa do local da ocorrência, nome do solicitante, telefone, ponto de referência e outras informações;
  • automação na atualização do status da viatura, dispensando o registro por parte do operador;
  • gravação de áudio e vídeo durante o deslocamento e atendimento de ocorrências;
  • captura de coordenadas geográficas do local da ocorrência;
  • registro de informações específicas do atendimento do Auto Socorro de Urgência, como a recusa de atendimento por parte de Hospitais, por exemplo, e a maca retrátil retida;
  • envio de notificações via whatsapp sobre o atendimento.

e-193

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina também divulga ocorrências em sua rádio própria, Twitter e Facebook, além de estar desenvolvendo outros apps: um que indica se as casas noturnas têm alvará de funcionamento e outro direcionado às praias do Estado, que fornecerá informações sobre suas condições, incidências de água-viva, entre outros.

app-bombeiros

bombeiros-santa-catarina

Publicada em Blog, Bombeiros and tagged , , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital