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Aplicativo para surdos ganha milhares de usuários no Brasil

Cada vez mais a tecnologia se torna uma aliada da acessibilidade e ajuda a promover a inclusão de pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência física ou intelectual. As empresas, de maneira geral, têm dado maior relevância a esse espectro da sociedade que representa – obviamente – potencial de inserção no mercado como clientes e consumidores de produtos e serviços.

A Microsoft, por exemplo, ainda que tardiamente, se deu conta da necessidade em investir em tecnologia para a acessibilidade e, nos próximos cinco anos, destinará US$ 25 milhões (aproximadamente R$ 90 milhões) de seus recursos em inteligência artificial com esta finalidade.

Seguindo essa entoada, todos os dias surgem novas ferramentas digitais, softwares e aplicativos com alguma função inclusiva, como o aplicativo Pedius, que foi desenvolvido em 2013, na Itália, e que chegou ao Brasil nos últimos tempos.

O app tem como foco os surdos e foi criado para que essas pessoas façam chamadas em tempo real, com texto ou voz, pois o aplicativo transforma áudio em texto e vice-versa. Com o Pedius, o usuário pode tanto escrever uma mensagem de forma independente como escolher uma na lista pré-escrita, que é sempre atualizada para vários tipos de conversa. É possível também iniciar uma conversa com voz e, em tempo real, modificá-la para texto.

O serviço, porém, não é 100% de graça. Os usuários que baixarem o app têm direito a 20 minutos gratuitos mensais. Para o plano ilimitado, é preciso pagar aproximadamente R$ 100 (US$ 30) por ano, mas também é possível comprar 100 minutos por cerca de R$ 16 (US$ 5).

No Brasil, o Pedius já tem mais ou menos 3.500 clientes, mas o software já conta com um universo muito maior de usuários em países como Irlanda, França, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.

Além das chamadas privadas, o Pedius também tem sido utilizado para facilitar a comunicação das pessoas surdas com empresas e serviços públicos. O app já é usado na Itália para que os usuários façam chamadas telefônicas para solicitar guinchos, assistência rodoviária, consultas médicas, chamadas para delegacias, operações bancárias, desbloqueio de cartões de crédito, entre outras coisas.

Para saber mais sobre o Pedius, clique aqui.

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