Arquitetura Humanista: um legado para as cidades que abraçam a acessibilidade

A melhoria na qualidade de vida da sociedade está diretamente ligada com a arquitetura e o urbanismo, por meio da introdução de novos hábitos e interação com os espaços de forma que facilitem o cotidiano.

Cada dia mais, a arquiteta precisa ser sustentável, considerando uma série de critérios como a qualidade ambiental, equidade social e a viabilidade econômica, fatores que equacionados proporcionam a tal da sustentabilidade. Precisamos pensar nas futuras gerações, na preservação dos recursos naturais e de uma forma perene, sermos humanista. Após essa devida introdução, vamos falar de Arquitetura Humanista:

Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, o lugar é deficiente. A frase da arquiteta Thais Frota causa, logo de cara, um impacto. De maneira simples, podemos entender a principal premissa da chamada Arquitetura Humanista, que visa implementar a acessibilidade, o respeito à dignidade da vida e à diversidade humana.

Ao lado de Thais, as sócias Carolina Fomin, Ana Florio e Kaisa Tembela formaram uma consultoria especializada em soluções acessíveis para pessoas com deficiência, que vai desde a disposição das janelas numa construção para cadeirantes até projetos, laudos, palestras e cursos para que as edificações se adaptem à todos.

arquitetura-humanista

casa-acessivel

O premiado arquiteto italiano Richard Rogers, conhecido como Barão Rogers de Riverside, é um dos que levanta a bandeira da arquitetura acessível e tecnológica, acreditando que as cidades são ecossistemas. Assim, parte do princípio de que devem ser erguidas com base na sustentabilidade, adaptabilidade, mudança, linguagem, movimento, transparência e cor, itens estes que precisam de constante atenção, para não caírem no esquecimento.

Para ele, a arquitetura não se resume à estética, ao apelo visual. Deve ser funcional e acolher a sociedade em toda a sua diversidade.

richard-rogers

Vale lembrar que para todos os projetos de soluções acessíveis, a ADVComm fornece sinalização correta e normatizada para locais públicos e privados, nossas especialidades são: piso tátil e placas em Braile.

Fale com a ADVComm na hora de adaptar sua empresa, condomínio, escola, restaurante, entre outros. Nossos produtos são certificados, duráveis e desenvolvidos com base nas normas técnicas e experiência do usuário, permitindo amplo atendimento às diversidades físicas, motoras e intelectuais.

arquitetura-humanista

 

Fotos: reprodução

Até a próxima!

Publicada em Acessibilidade, Blog and tagged , , , , , , .
Comentários

Receba conteúdo exclusivo!

Estudio Fante - Agência Digital