ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Carnaval acessível e inclusivo

O Carnaval é uma das poucas épocas do ano em que as pessoas deixam de lado seus preconceitos e dividem os mesmos espaços com várias diferenças. São ricos e pobres; gays e héteros, idosos e crianças; todos juntos curtindo pelos blocos, ruas, avenidas ou onde quer que seja.

Em Olinda e no Recife, cidades pernambucanas que abrigam uma das festividades mais bonitas do Brasil, essa ideia de que o Carnaval é para todos está cada vez mais difundida. Pelo oitavo ano seguido, as prefeituras das cidades disponibilizarão um espaço exclusivo a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida para que elas também tenham o mesmo direito de aproveitar a festa mais esperada do ano.

No Recife, o chamado Camarote da Acessibilidade será posicionado estrategicamente na Avenida Sul para acompanhar o Galo da Madrugada – bloco carnavalesco mais tradicional da cidade – e terá capacidade para 400 pessoas, entre cadeirantes, idosos, acompanhantes e convidados. Em Olinda, o camarote será localizado na Praça do Carmo, onde serão disponibilizadas 100 vagas por dia, do sábado (10) até terça-feira (13), e a novidade é que os foliões poderão acompanhar tudo de uma arquibancada que será reverenciada a cada orquestra que passar pela rua.

Com a medida das Prefeituras pernambucanas, as pessoas terão direito a um espaço com visão privilegiada para acompanhar as festividades, além de banheiros acessíveis e intérpretes de libras para a tradução das letras das músicas que serão tocadas. O total de vagas ofertadas para ambas as cidades, no entanto, já foi preenchido.

Samba com as Mãos

A cidade de São Paulo também já caminha na direção de tornar o carnaval paulistano mais acessível e, desde o ano retrasado, oferece o projeto Samba com as Mãos, que disponibiliza em vídeos as traduções em Libras dos sambas-enredos das agremiações do Grupo Especial.

O projeto também oferecerá serviços de audiodescrição dos desfiles e transporte gratuito para pessoas com deficiência em vans, que partirão das estações Barra Funda e Tietê, além de estacionamento no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) da cidade de São Paulo já publicou as traduções em Libras dos sambas-enredos deste ano em seu canal no YouTube. Confira abaixo o da Vai-Vai, que é a escola paulistana que mais venceu o Carnaval, com 15 títulos.

Blocos inclusivos

É inquestionável a tradição carioca quando o assunto é carnaval, mas já há algum tempo o Rio começa a ter notoriedade também em incluir todo o tipo de gente em suas comemorações. Resultado de uma iniciativa de fisioterapeutas, médicos e pacientes, o bloco Me Empurra que Eu Ando também é formado por pessoas com limitações físicas. Há nove anos desfilando, o grupo chama a atenção pela sua comissão de frente, que é constituída apenas por cadeirantes. O Empurra que Eu Ando já conta com mais de 300 adeptos.

Formado em 2008, no bairro do Catete, zona sul do Rio de Janeiro, o bloco Senta Que Eu Empurro também é composto apenas por pessoas com deficiência. No ano passado, o grupo reuniu mais de duas mil pessoas pelas ruas cariocas, inclusive gente de outras cidades e estados. O destaque fica com a porta-bandeira do bloco, Viviane Macedo, que é pentacampeã brasileira de dança em cadeira de rodas.

Em 2014, a jornalista Bruna Saldanha, que é mãe de Isabel e Arthur, ambos com paralisia cerebral, resolveu organizar uma ala de pessoas com necessidades especiais no bloco de um amigo. O grupo ganhou a adesão de tantos participantes que já em 2015 tornou-se o Bloco Eficiente, e hoje conta com centenas de foliões.

Embaixadores da Alegria

Há 30 anos no Brasil, o inglês Paul Davis é o fundador da escola de samba Embaixadores da Alegria, primeira e única agremiação voltada a pessoas com deficiência que conta com cerca de 1,4 mil participantes. Neste ano, o grupo terá novamente a missão de abrir o desfile das campeãs do carnaval carioca, no dia 17 de fevereiro.

Para mais informações sobre acessibilidade, clique aqui.

Publicada em Acessibilidade, Blog and tagged , , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital