ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Color Add: acessibilidade para daltônicos

Color Add: acessibilidade para daltônicos

Por definição, acessibilidade é tornar os ambientes, sejam eles quais forem, seguros e adequados ao uso de qualquer pessoa, independentemente de suas condições físicas ou psíquicas. Um lugar acessível é aquele que pode ser utilizado por todos, da entrada à saída, e que tenha informações e serviços disponibilizados em diversos formatos para que qualquer um possa compreendê-los e utilizá-los.

Uma das ferramentas indispensáveis para tornar a acessibilidade real é a comunicação. Pessoas que não enxergam, por exemplo, se utilizam da comunicação tátil, como o braille, para ter acesso à informação. Já para os indivíduos surdos, há a comunicação visual feita por meio de gestos, como na linguagem em Libras. As cores, por sua vez, também estão diretamente ligadas à comunicação e cada uma delas, intuitivamente, comunicam algo. O amarelo, por exemplo, significa alerta, cuidado, e é usado para sinalizar locais onde as pessoas possam tropeçar, bater contra, etc.

No entanto, não é todo mundo que tem a capacidade de enxergar as cores como elas realmente são. Pesquisas apontam que 10,5% da população mundial, aproximadamente 350 milhões de indivíduos, são daltônicos, ou seja, não conseguem perceber as diferenças entre as cores. Isso significa que essa parte da população não compreende as informações passadas quando elas dependem diretamente do uso das cores.

Por exemplo, um indivíduo daltônico que esteja em um ambiente laboral com máquinas as mais diversas, produtos nocivos à saúde, entre outros elementos que representem riscos à sua integridade física, não poderá ser comunicado pelas placas de sinalização com total eficiência acerca desses perigos, já que essa comunicação, em boa parte, é feita por meio das cores de segurança.

Pensando nisso, o designer português Miguel Neiva criou um código universal de identificação de cores para daltônicos que permite identificar qualquer coloração, inclusive suas variantes. Por meio de símbolos gráficos que representam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho), o Color Add consiste em um processo de associação lógica que permite identificar toda a paleta de cores através do conceito de adição das cores.

Premiado pela ONU no World Summit Award Mobile 2014, o sistema Color Add pode ser implementado nos mais diversos locais e segmentos, de escolas a transportes públicos, de materiais didáticos a placas de sinalização de segurança, de hospitais a estádios de futebol. O sistema pode ser implementado mediante uma licença de utilização. Para mais informações, acesse www.coloradd.net.

Veja abaixo como funcionam as legendas do Color Add:

Publicada em Acessibilidade, Blog and tagged , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital