ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Hologramas poderão auxiliar o trabalho dos bombeiros no futuro

Lutar contra o fogo para salvar vidas não é uma tarefa fácil, mas com a ajuda da tecnologia, haverá ainda mais chances de ninguém sair ferido. No futuro, o uso de hologramas poderá auxiliar o trabalho dos bombeiros, segundo um estudo feito pelo Instituto Nacional de Ótica da Itália.

Um holograma infravermelho com sistema que libera lasers seria o responsável por ajudar os profissionais de resgate a enxergarem através das chamas e da fumaça, melhorando a capacidade de ver se há pessoas, animais e objetos no local. Atualmente, câmeras são utilizadas com tal propósito, porém, por não possuírem uma tecnologia tão avançada quanto essa, se tornam limitadas e não permitem um campo de visão que ultrapasse o fogo.

Os cientistas afirmam que por meio desta inovação é possível reconhecer até cinco pessoas, mesmo em movimento, numa mesma sala, além de gerar imagens 3D dos arredores por meio da coleta de dados e de um decodificador.

hologramas-infravermelhos

holograma-para-bombeiros

A técnica foi descoberta pelo INO em 2003 e desde então vem sendo aperfeiçoada. Em 2013, foi divulgado que o holograma digital infravermelho apresenta vários elementos que contribuem tal resultado: “em primeiro lugar, eles são gravados em configurações sem lente, de modo que a radiação emitida pela chama é embaralhada por toda a área do detector, evitando a saturação; Em segundo lugar, a radiação emitida pela chama não é coerente com a radiação laser de modo que não perturbe o padrão interferométrico que contém a informação da frente de onda; Finalmente, a radiação IR é apenas ligeiramente dispersa pela fumaça. Assim se explica sua óbvia aplicação potencial no campo da segurança interna, como um auxílio para as equipes de resgate de fogo”, descrevem.

Por enquanto, a tecnologia ainda está passando por alterações para que se torne mais portátil e prática, especialmente se for utilizada por bombeiros. O holograma infravermelho também terá novos recursos como o monitoramento da atividade cardíaca e respiratória das vítimas envolvidas em acidentes.

Fotos: divulgação/INO

Publicada em Blog, Bombeiros and tagged , , .
Comentários

Receba conteúdo exclusivo!

Estudio Fante - Agência Digital