ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Escadas e saídas de emergência NBR 9077

Norma ABNT NBR 9077 estabelece padrões de segurança contra incêndio em escadas de saída e emergência.

Subir ou descer com segurança é o mínimo que se espera quando há uma escada a ser acessada, principalmente em situações de emergência. E nesse sentido, o Corpo de Bombeiros vem trabalhando bastante para garantir segurança à sociedade.

Os sistemas prediais de segurança existem para assegurar qualidade e expectativa de vida aos moradores e usuários, mesmo quando há uma situação de emergência. No entanto, a falta de conhecimento sobre padrões normativos e regras de segurança é muito frequente, o que causa possibilidades de acidentes, muitas vezes impedindo até a liberação do Corpo de Bombeiros e, consequentemente, o licenciamento ambiental do edifício.

Numa situação de emergência, mesmo sendo o edifício altamente equipado com elevadores, modernos, o único meio disponível para fuga e evacuação, mais acessível e que deve ser utilizado em primeira instância, são as escadas.

Em hospitais, geralmente é utilizado o modelo convencional de escadas. Nos edifícios de ocupação residencial, pública e comercial, são utilizados um ou mais dos três tipos de escada a seguir:

Escada Convencional
Escada

A escada convencional é utilizada em residências de altura máxima de 15m e área de até 750m2, em edifícios comerciais e em hospitais, sendo exigida largura mínima de 1,6m. Não apresenta parede lateral corta-fogo, nem porta corta-fogo e pode ser constituída dos mais variados materiais e modelos. Deve atender no mínimo aos requisitos de segurança abaixo:

  • As portas, ao serem abertas, não devem diminuir a largura mínima da escada;
  • Todos os lances devem ser retilíneos;
  • Pisos devem ser antiderrapantes;
  • Degraus com altura máxima de 17cm e profundidade mínima de 28cm;
  • Altura máxima entre os patamares de 2,7m;
  • Largura mínima da escada de 1,2m (1,6m em hospitais);
  • Corrimãos a 75-85cm do chão, com largura ou diâmetro de 6cm e distância de 4cm da parede;
  • Distância máxima a ser percorrida de 25m em residências e 15m em edifícios comerciais.

Escada Protegida
esescada-protegida-abnt-nbr-9077

Utilizada em residências e edifícios comerciais com altura entre 15m e 60m, a escada protegida é fechada nas laterais por paredes com resistência a quatro (4) horas de fogo, mas não possui vestículo e duto de ventilação. Além das exigências da escada convencional de acordo com a NBR 9077, a protegida deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter revestimento lateral com paredes lisas resistentes a 4h de fogo no mínimo;
  • Não pode ser utilizada como depósito ou armazenamento de materiais e equipamentos;
  • Não pode ter abertura para tubulação de lixo, eletricidade, gás, telefone ou qualquer outro sistema de instalação ou serviço;
  • Deve conter iluminação de emergência com autonomia e funcionamento automático em caso de interrupção da energia elétrica;
  • A iluminação natural deve ser obtida através de caixilho com vidro aramado, de espessura mínima de 6mm e malha de 12,5mm2, com área total de no máximo 50cm2;
  • As portas de acesso à escada devem ter resistência mínima a 90 minutos de fogo;
  • As portas devem abrir no sentido da saída e não podem interromper ou atrapalhar o fluxo de fuga;
  • As portas de acesso às áreas de refúgio não necessitam possuir material corta-fogo e podem permanecer trancadas, desde que a chave para sua abertura esteja em local próximo, visível e acessível, com os dizeres “EM CASO DE EMERGÊNCIA QUEBRE O VIDRO”;
  • Caso a área por pavimento seja maior do que 500m2, deve haver mais de uma escada;
  • A sinalização de acesso e número de pavimento deve atender à norma NBR 13434 e às Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros;
  • Não são permitidas áreas confinadas de circulação comum no corpo da escada, sendo permitido, no entanto, portas convencionais, sem fecho, de interligação entre as áreas.

Escada Enclausurada
escada-enclausurada-abnt-nbr-9077

De acordo com a NBR 9077, essa é uma escada protegida contra fumaça, resistente ao fogo por quatro (4) horas no mínimo, com antecâmaras de entrada e saída de ar integradas ao sistema externo de ventilação. Geralmente são instaladas em residências e edifícios comerciais com altura superior a 60m e devem atender aos seguintes requisitos, além dos exigidos para a escada protegida:

  • Deve permitir acesso a todos os pavimentos úteis da edificação;
  • Deve possuir antecâmara, garantindo a retirada de fumaça;
  • As portas de acesso à antecâmara e à escada devem ser de material corta-fogo, com resistência mínima a 60 minutos de fogo.

Na escada enclausurada, as antecâmaras e os dutos de entrada e saída de ar também devem atender a requisitos mínimos de resistência contra o fogo, largura e altura especificadas, para garantir o recolhimento de fumaça e a entrada de ar para ventilação da escada.

Escada Pressurizada
escada-pressurizada-abnt-nbr-9077

É uma escada que possui sistema de entrada de ar através de exaustores, produzindo pressão positiva interna e impedindo a entrada de fumaça. Esse sistema de estanqueidade da fumaça é obtido por pressurização mecânica, evita o uso de antecâmaras, criando uma rota livre e segura para fuga. As especificações para construção e manutenção desse tipo de escada são determinadas na norma ABNT NBR 14880 (Saídas de emergência em edifícios – Escadas de segurança – Controle de fumaça por pressurização).

As escadas, de uma forma geral, sempre são a principal rota de fuga em casos de emergência. Portanto, é imprescindível que a sinalização de segurança contra incêndio e pânico atenda também as especificações das instruções técnicas do Corpo de Bombeiros e da norma ABNT NBR 13434, que estabelecem padrões de cores, dimensões e fotoluminescência. Afinal, visualizar a sinalização sob fumaça e pânico é uma questão de vida ou morte!

Para manter suas edificações em dia com a legislação e as normas técnicas da ABNT, entre em contato conosco clicando aqui. Nossa equipe é especialista em Sinalização de Segurança e pode lhe ajudar.

Continue acompanhando nossas publicações. Deixe seu comentário abaixo, conte para nós o que achou do conteúdo.
Até a próxima,

 

 

 

Publicada em Blog, Bombeiros, Normas and tagged , , , , , , , , , , , , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital