ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Projeto de sinalização contra incêndio: 5 motivos para fazer

projeto de sinalização contra incêndio

Inaugurar uma empresa requer que uma série de medidas técnicas e burocráticas sejam levadas em conta. Além dela estar resguardada juridicamente de acordo com seu ramo de atuação, outra premissa básica é que ela ofereça a segurança necessária às pessoas que circulam no local, e para tanto deve ser implementado um projeto de sinalização contra incêndio.

Um projeto de sinalização contra incêndio é indispensável em qualquer edificação ou local de risco, com exceção de locais onde viva apenas uma família, isto é, residências unifamiliares. Além de obrigatório, é uma medida que visa proteger a integridade física das pessoas e os recursos patrimoniais e, de quebra, ainda representa economia aos cofres do proprietário, como será visto a seguir.

1. Projeto de sinalização contra incêndio está na legislação

Existe uma vasta legislação que estabelece a obrigatoriedade da adoção de um projeto de sinalização contra incêndio e são os Corpos de Bombeiros de cada unidade federal os órgãos que fiscalizam e regulamentam o assunto, emitindo o Auto de Vistoria (AVCB), que atesta a estabilidade e segurança de locais de risco em casos de incêndio. Além disso, há a norma brasileira NBR 13.434, partes I, II e III, que determina todos os parâmetros técnicos que devem ser seguidos na implementação da sinalização.

Estar em conformidade com essas exigências é o que garantirá a certificação de que a edificação ou local de risco está em conformidade com as condições de segurança contra incêndio durante o período em que estará em uso ou ocupado por pessoas. Logo, sem um projeto de sinalização contra incêndio, não pode haver o funcionamento do local.

2. Salva vidas

O objetivo primordial do projeto de sinalização contra incêndio é proteger a integridade física das pessoas. Conforme consta na NBR 13.434, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), “a sinalização de segurança contra incêndio e pânico tem como objetivo reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes, e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio”.

projeto de sinalização contra incêndio

3. Resguardo patrimonial

Ao passo que um projeto de sinalização contra incêndio é implementado, não somente vidas serão resguardadas, mas também os recursos patrimoniais do local, afinal, se os equipamentos contra incêndio forem devidamente localizados por meio de sinais e estiverem em perfeito funcionamento, diminui-se o risco de incêndios graves, o que automaticamente contribui para a proteção do patrimônio.

4. Prevenção de sanções

Penalidades como multas e cassações de alvará de funcionamento podem ocorrer se o projeto de sinalização contra incêndio não estiver em conformidade com as exigências legais. Infere-se, portanto, que uma edificação ou local de risco que estiver amparada sob este aspecto estará também prevenida de possíveis sanções da administração pública, o que significa economia nos cofres da empresa.

5. Segurança é democrática

A adoção de um projeto de sinalização contra incêndio não deve ser interpretada apenas como uma forma de proteger os funcionários ou como uma mera exigência legal. No caso de um acidente grave, por exemplo, todas as pessoas presentes na edificação estarão sob risco, inclusive você. Optar por um sistema de segurança contra incêndio é também uma medida de proteger a própria vida.

Para saber mais sobre sinalização de segurança contra incêndio clique aqui.


Publicada em Blog, Bombeiros, Curiosidades, Dicas de Sinalização, Extintores, Sinalização.
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital