Projeto Praia para Todos torna o Verão mais democrático através da inclusão

Basta o sol brilhar lá fora que todo mundo já pensa em passar o dia curtindo o litoral. Mas, nem sempre é fácil, porque até mesmo a praia tem obstáculos quando o assunto é acessibilidade. Pensando em oferecer uma experiência mais completa e segura, o projeto Praia para Todos torna o verão mais democrático através da inclusão recreativa.

Organizada pelo Instituto Novo Ser, a iniciativa amplia as possibilidades de pessoas com deficiência dentro da praia, dando à elas toda a estrutura necessária para que pratiquem esportes, tomem banho de mar e se divirtam em segurança. Realizado no Rio de Janeiro, o programa inclui uma série de atividades monitoradas e ministradas por profissionais capacitados das áreas de educação física, fisioterapia e terapia ocupacional:

  • Banho de mar com as cadeiras anfíbias – de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutuam na água;
  • Vôlei sentado e surf adaptado – somente na Barra da Tijuca
  • Stand up paddle e handbike – somente em Copacabana;
  • Frescobol, jogos recreativos, banho de sol e piscininha infantil;
  • Esteira para passagem de cadeiras de rodas;
  • Vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia e sinalização sonora.

O objetivo é consolidar e expandir a ação para que a acessibilidade se torne uma realidade em todas as praias cariocas e quiçá do Brasil, inspirando medidas em outros estados. O Praia para Todos aumenta a integração da pessoa com deficiência com a natureza e o esporte, promove mais sociabilidade e, desperta a atenção da opinião pública para oferecer estrutura adequada.

praia-acessivel

O Instituto Novo Ser atua para incentivar e promover o resgate da pessoa com deficiência e de sua família ao convívio social, mediante o trabalho, a educação, o esporte, o lazer e atividades socioculturais que privilegiem seu desenvolvimento como cidadão pleno.

Agora bora curtir uma praia acessível porque o Verão ainda não acabou! A temporada vai até o dia 30 de abril, aos sábados e domingos, das 9h às 14h, na Barra da Tijuca e Copacabana – Rio de Janeiro.

praia-inclusiva

praia-para-todos2

surf-inclusivo

Publicada em Acessibilidade, Blog, Curiosidades and tagged , , .
Comentários

Receba conteúdo exclusivo!

Estudio Fante - Agência Digital