ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Projetos da NASA visam auxiliar bombeiros com alta tecnologia

Em 2015, Bombeiros do Rio Grande do Sul embarcaram rumo aos Estados Unidos à convite da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), que ofereceu um curso intensivo aos profissionais. Com tecnologia de ponta e alto padrão de qualidade, o órgão governamental implantou também diversos projetos que vão auxiliar e melhor os serviços prestados pelo resgate.

Os instrutores da NASA sempre dão um pulo no Brasil para ministrar cursos e treinamentos aos bombeiros. Uma das ideias em andamento pelo Laboratório de Propulsão a Jato é o uso de inteligência artificial, unida ao conceito de Internet das Coisas, termo referente à conexão de dispositivos eletrônicos do dia a dia à web.

Chamado de AUDREY (Assistant for Understanding Data through Reasoning, Extraction, and sYnthesis), o sistema funcionaria através de dispositivos wearables embutidos nas fardas de profissionais como bombeiros e policias, além de paramédicos, e seria responsável por facilitar a comunicação nas operações, aumentando a segurança e o sucesso das mesmas. O intuito é que o mecanismo busque soluções em tempo real para possíveis problemas ao longo das missões.

bombeiros-nasa

Outra novidade é a criação de um GPS confiável para estes profissionais, que quando estão em situações de salvamento, podem enfrentar dificuldades de localização, prejudicando o resgate e auxílio do grupamento. A busca da NASA é por um tipo diferente de fenômeno eletromagnético, indo além de Wi-fi e Bluetooth, que apresentam falhas. O chamado Precision Outdoor and Indoor Navigation e Tracking for Emergency Responders (POINTER) se baseia nos campos “quase estáticos”, que não são facilmente afetados por barreiras, como paredes, por exemplo. Assim, o acompanhamento da equipe de emergência será mais efetivo e seguro.

bombeiros-nasa

A NASA também está desenvolvendo novos abrigos de incêndio, um tipo de escudo de proteção para os bombeiros, usando materiais mais flexíveis e resistentes ao calor, como são as roupas dos astronautas. O intuito é apresentar a novidade até 2018. Além disso, também desenvolveu polímeros que, aplicados às fibras têxteis, conseguem conter o calor das chamas.

Com toda essa inovação, não há quem segure os nossos heróis da vida real!

 

Fotos: divulgação/NASA

Publicada em Blog, Bombeiros and tagged , , .
Comentários

Receba conteúdo exclusivo!

Estudio Fante - Agência Digital