ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Quanto tempo vale o AVCB?

Todo proprietário ou responsável legal de qualquer edificação – exceto as residências em que viva apenas uma família – tem a obrigação de garantir a segurança das pessoas que ali frequentam. Para tanto, é preciso tomar medidas de prevenção a incêndios e acidentes e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é o documento emitido por esta instituição que atesta as boas condições de segurança do local.

Só depois de emitido o AVCB, aliás, é que as edificações ou áreas de risco poderão iniciar suas atividades, sejam elas quais forem, de forma segura e regularizada do ponto de vista legal. Clique aqui para obter mais informações a respeito do AVCB e como adquiri-lo.

Validade do AVCB

Uma vez emitido o AVCB, o responsável pela edificação ou área de risco tem o prazo de três anos para fazer sua renovação, mas há muitas exceções, conforme consta abaixo.

No caso de um Projeto Técnico de Instalação e Ocupação Temporária (PTIOT) e Projeto Técnico de Ocupação Temporária em Edificação Permanente (PTOTEP), o prazo de validade do AVCB deve ser para o período de realização do evento, não podendo ultrapassar seis meses.

Validade de um ano

Edificações e/ou áreas de risco que estejam desabitadas e que não possa ser fornecido o Atestado de brigada contra incêndio; estádios de futebol; locais de reunião de público como boates, clubes, salões de baile, restaurantes dançantes, bingo, bilhares, tiro ao alvo, boliche e assemelhados; além de eventos temporários e edificações com atividades de fogos de artifícios ou explosivos terão a validade do AVCB expirada após um ano da emissão.

Validade de dois anos

Edificações como estádios (exceto os de futebol), ginásios e piscinas com arquibancadas, rodeios, autódromos, sambódromos, arenas em geral, pistas de patinação e assemelhados; estações rodoferroviárias, metrô, aeroportos, heliponto, estações de transbordo em geral e assemelhados; além de teatros cinemas, óperas, auditórios de estúdios de rádio e televisão, auditórios em geral e assemelhados terão a validade do AVCB expirada após dois anos.

Validade de cinco anos

Já as edificações e áreas de risco destinadas à habitação familiar e coletiva (com até 60 metros de altura); garagens com e sem acesso de público e sem abastecimento de combustível; locais onde as atividades exercidas e os materiais utilizados apresentem baixo potencial de incêndio, locais onde a carga de incêndio não chegue a 300MJ/m; e depósitos de material não combustível (independente da altura); locais para prestação de serviço profissional ou condução de negócios, agências bancárias, serviços de reparação e laboratórios, bem como escolas, escolas especiais, espaços para cultura física e centros de treinamento profissional, repartições públicas, e clínicas e consultórios

médicos e odontológicos (com altura até 12 metros) terão a validade do AVCB expirada após cinco anos.

Renovação

Para renovar o AVCB, o responsável ou proprietário do local deve solicitar uma nova vistoria ao Corpo de Bombeiros por meio do sistema Via Fácil Bombeiros.

Para mais informações, clique aqui.

Publicada em Blog, Bombeiros and tagged , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital