ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Sinalização de nível inferior em caso de Backdraft

Dando sequência na série “glossário de combate a incêndio e pânico”, já ouviu falar em Backdraft?

O termo, em inglês, significa Ignição Explosiva. Também conhecido como backdraught, o Backdraft ocorre quando existe diminuição da oferta de oxigênio no ambiente por limitação da ventilação. Gases inflamáveis então acumulam no local, produzidos pela combustão e partículas de carbono. Basta uma corrente de ar para ocorrer a Ignição Explosiva, uma explosão que se move dentro do ambiente em direção da abertura por onde entrou o ar.

Apesar de não ocorrer com frequência em incêndios, a explosão dos blackdrafts pode abalar estruturas da edificação. Os bombeiros possuem treinamento adequado para controlar o incêndio e reduzir as chances de uma oferta repentina de oxigênio, principal causadora do blackdraft.

Veja no vídeo abaixo, um exemplo de Backdraft, simulado de forma controlada para treinamento de bombeiros. Aos 42 segundos de gravação ocorre a ignição explosiva:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=NPw2SwJkOtE[/embedyt]

Em uma situação como essa, é indispensável a sinalização de nível inferior na edificação (LLL – Low Location Lighting). Os gases acumulam no teto, a fuligem suspensa no ar fica em chamas, se movimentando em direção a uma abertura de ar, o campo de visão da parte superior da edificação fica completamente obstruído. O procedimento de evacuação e salvamento é feito rastejando próximo do solo.

sinalizacao_nivel_inferior_lll_advcomm

Conheça também a importância da sinalização de nível inferior em caso de Flashover. Leia mais aqui. 

Para receber todo o suporte necessário para a sinalização de nível inferior de sua edificação em conformidade com as normas da ABNT para combate a incêndio e proteção a vida, fale com a ADVComm. 

Publicada em Blog, Bombeiros and tagged , , , , , , , , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital