ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Sinalização de nível inferior em caso de Flashover

Nesse post, iniciamos a série “Glossário do combate a incêndio e pânico” e o tema de hoje é Flashover

Você sabe o que é Flashover? Durante o crescimento do incêndio, o calor da combustão pode aquecer gradualmente todos os materiais combustíveis do ambiente, fazendo com que alcancem simultaneamente seu ponto de ignição, produzindo a queima instantânea de todos esses materiais ao mesmo tempo.

O Flashover ocorre porque a camada de gases aquecidos do incêndio, acumulados no teto da edificação, irradia calor para os materiais combustíveis que estão longe da origem do fogo. Os gases produzidos durante a fase de crescimento do fogo se aquecem até a temperatura de ignição, ficando toda a área envolvida por chamas.

A teoria do flashover diz que durante o crescimento do incêndio, o calor da combustão poderá aquecer gradualmente todos os materiais combustíveis presentes no ambiente e fazer com que eles alcancem, simultaneamente, seu ponto de ignição, produzindo a queima instantânea e concomitante desses materiais (dita, ignição súbita generalizada ou inflamação generalizada). Isso acontece porque a camada de gases do incêndio (gases aquecidos) que se cria no teto da edificação durante a fase de crescimento do fogo irradia calor para os materiais combustíveis situados longe da origem do fogo (zona de pressão positiva). Esse calor irradiado produz a pirólise dos materiais combustíveis do ambiente. Os gases que se produzem durante este período se aquecem até a temperatura de ignição e ocorre o flashover, ficando toda a área envolvida pelas chamas.

Veja nessa demonstração, um exemplo de flashover em ambiente controlado para efeito de treinamento de bombeiros. O vídeo começa com um cigarro incendiando uma lata de lixo, o fogo passa para o sofá, que vai produzindo gases aquecidos acumulando no teto e o flashover ocorre perto de 3 minutos de vídeo.

Por isso é tão importante sinalização de nível inferior na edificação (LLL – Low Location Lighting). Os gases acumulam no teto, a fumaça impede enxergar as placas posicionadas na parte superior do campo de visão. O procedimento de evacuação e salvamento no incêndio, é feito rastejando próximo do solo, observando a sinalização de nível inferior.

sinalizacao_nivel_inferior_lll_advcomm

 

Conheça também a importância da sinalização de nível inferior em caso de Backdraft. Leia mais aqui. 

Para obter todo o suporte na sinalização de nível inferior de sua edificação ou empresa, fale com a ADVComm. 

Obrigado pela leitura e até a próxima!

Publicada em Blog, Bombeiros and tagged , , , , , , , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital