ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Tipos de sinalização de segurança para empresas: os 2 mais importantes

Para que qualquer empresa possa exercer suas atividades em seu ramo de atuação é necessário que ela esteja em conformidade com todos os critérios legais e burocráticos existentes. São licenças, alvarás, contratos, registros e autorizações, tanto em âmbito municipal, como estadual e federal, que permitirão e atestarão o funcionamento da empresa.

Mas além desses quesitos mencionados, também é imprescindível que o empreendimento contemple em seu projeto arquitetônico os tipos de sinalização de segurança obrigatórios, a fim de garantir a integridade física das pessoas que circularão pelo local e o resguardo do patrimônio.

Mas quais os tipos de sinalização de segurança necessários para a sua empresa?

De acordo com a legislação atual, toda e qualquer edificação — com exceção de residências onde vivam apenas uma família — precisa dispor de um sistema de sinalização de segurança contra incêndio e pânico em suas instalações.

Isso quer dizer que, independentemente do ramo de atuação de sua empresa, ela precisa aplicar esse tipo de sinalização de segurança para estar em conformidade com a legislação. Para tanto, é necessário colocar em prática todos os critérios técnicos definidos pela norma NBR 13434, estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que especifica as exigências que dizem respeito à sinalização de segurança contra incêndio e pânico.

Válida desde 2005, essa norma é dividida em três partes e contempla os princípios de projeto (primeira parte), os símbolos e suas formas, as dimensões e cores a serem utilizados na sinalização (segunda parte) e, por fim, os requisitos e métodos de ensaio (terceira parte). Objetivamente, é a NBR 13434 que norteia todas as imposições técnicas que garantem a segurança contra incêndio e pânico na edificação.

Esse é um dos tipos de sinalização de segurança constituído pela sinalização básica, que por sua vez, ramifica-se em sinalização de proibição, alerta, orientação e salvamento, e equipamentos de combate a incêndio; e sinalização complementar, que constitui um conjunto de sinalizações que complementam a sinalização básica em situações específicas.tipos de sinalização de segurança

Entretanto, além da NBR 13434, há ainda outras regulamentações sobre esse tipo de sinalização de segurança. Os Corpos de Bombeiros Militares de cada unidade federal também impõem e fiscalizam a regulamentação por meio de textos técnicos (sinalização de emergência, saídas de emergência, escadas pressurizadas etc) e seus respectivos Decretos Lei.

Sinalização laboral

Outro dos tipos de sinalização de segurança obrigatórios é o laboral, ou seja, aquela que comunica aos trabalhadores possíveis perigos no ambiente de trabalho. Dependendo do ramo de atuação de sua empresa, a sinalização laboral não é necessária, já que ela se aplica somente ao setor da construção e àqueles que oferecem riscos às pessoas.

Porém, há que se considerar que mesmo que sua empresa não pertença a um ramo de atuação que naturalmente ofereça perigo aos funcionários ou a outras pessoas presentes no ambiente de trabalho, como é o caso de um comércio, por exemplo, é preciso levar em conta que para que a empresa possa funcionar ela tem de, primeiro, passar por um período de construção, o qual implica na sinalização laboral. Ou seja, ainda que seja por um tempo determinado, sua empresa é obrigada a constituir esse tipo de sinalização de segurança.

Afinal, os canteiros de obras, tal como ambientes industriais, também oferecem vários riscos e esses precisam ser comunicados a quem ali trabalha, já que uma construção pode conter máquinas perigosas, materiais inflamáveis ou tóxicos, locais específicos para a armazenagem desses produtos, lugares que obrigam o uso de equipamentos de segurança, entre outros motivos.

O norte para colocar em prática a sinalização de segurança laboral é oferecido pelas Normas Regulamentadoras 18 e 26, do Ministério do Trabalho, que impõem obrigatoriedade de sinalização adequada e as cores de sinalização que devem ser utilizadas nos locais de trabalho para prevenir acidentes, respectivamente.

Para saber mais sobre tipos de sinalização de segurança obrigatórios para empresas, clique aqui.


Publicada em Blog, Bombeiros, Curiosidades, Dicas de Sinalização, Extintores, Leis e Normas de Sinalização, Sinalização.
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital