ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Treinamento de brigada de incêndio com evacuação de emergência no Fórum de Itabira – MG

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), juntamente com o Corpo de Bombeiros da região de Itabira, um município do estado de Minas Gerais, situado nas proximidades de Belo Horizonte, realizaram treinamento de evacuação de emergência nas dependências do Fórum Desembargador Drumond na última terça-feira, dia 23/09.

brigada_de_incendio

O treinamento para os brigadistas de incêndio da edificação simulou evacuação de todos os funcionários do prédio. Na ocasião os bombeiros também simularam combate a incêndio e salvamento de vitimas resgatadas por meio de rapel. Ouve participação da Polícia Militar e a Transita na simulação.

O capitão Marcos, do 4º Pelotão de Bombeiros de Itabira, orientou os brigadistas a conferirem com rigor o número de pessoas que deixaram o prédio e, no caso de constatação de falta de alguém, os brigadistas deveria informar os militares presentes para realização do salvamento. A brigada de incêndio também foi especialmente treinada para fazer a remoção de um servidor que é cadeirante e trabalha no terceiro andar do Fórum. Ao final do treinamento de simulação de incêndio e evacuação de emergência, a brigada de incêndio havia coordenado com sucesso a evacuação do prédio por parte de todos os servidores.

O mesmo treinamento de simulação de evacuação de emergência para brigadistas está sendo ministrado pelo Corpo de Bombeiros em vários prédios do TJMG. Trata-se de uma parceria com o Tribunal de Justiça para formação de brigada de incêndio e garantia de mais segurança aos prédios.

Ao final do treinamento para os brigadistas, os servidores já do lado de fora do Fórum, receberam explicação detalhada do procedimento a ser seguido em caso de evacuação de emergência. Alguns servidores, no entanto, informaram não terem escutado bem o alarme de incêndio e o setor de engenharia do TJMG ficou de averiguar se é possível aumentar o volume do dispositivo de segurança contra incêndio.

O Capitão Marcos, do Corpo de Bombeiros, ressaltou a importância de prédios e condomínios particulares procurarem a corporação para formar brigadas de incêndio. Principalmente em grandes prédios, com número elevado de ocupantes, a importância de ter brigadistas de incêndio formados é vital. “Atualmente, os prédios são concebidos com um sistema de combate a incêndio já na estrutura, com rotas de fuga e equipamentos de combate bem sinalizados, mas se faltam pessoas capacitadas para operar o sistema de combate a incêndio, ele perde sua utilidade”. – Afirmou.

Para sinalizar adequadamente sua edificação, fale com a ADVComm. E para obter a orientação correta na formação de brigada de incêndio, entre em contato com o Corpo de Bombeiros de seu município.

 

Foto: reprodução/ Fonte: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais 

Publicada em Blog, Bombeiros and tagged , , , , , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital