ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

WeWALK: tecnologia para ajudar as pessoas

Não restam dúvidas sobre a serventia que as bengalas brancas prestam aos deficientes visuais. Elas são as grandes responsáveis pela autonomia de locomoção dessas pessoas, que em todo o mundo chega a 250 milhões de indivíduos, entre cegos e aqueles que enxergam apenas parcialmente. Mas será que não haveria formas de melhorar este equipamento tão importante?

Esta foi a pergunta que matutou a cabeça de alguns jovens do Young Guru Academy, uma ONG internacional sediada na Turquia que trabalha pela educação e inovação tecnológica, no último ano e a resposta que eles encontraram foi um gigantesco SIM.

Em parceria com a também turca Vestel, uma empresa de eletrônicos, eles desenvolveram a bengala branca WeWALK (caminhamos, em português). Basicamente, o equipamento consiste na tradicional bengala branca, mas equipada com alguns diferenciais tecnológicos. A WeWALK, como qualquer outra bengala branca, é usada para detectar desníveis e obstáculos no solo, mas sua alça contém sensores que emitem pulsos ultrassônicos para detectar obstruções à altura da cabeça também. Sempre que algo for detectado, o dispositivo emite um sinal vibratório na mão do usuário, informando-o de que a algum perigo iminente, à esquerda ou à direita.

O equipamento tem ainda um LED frontal que ajuda as pessoas com baixa visão a enxergarem no escuro além de um touchpad que pode ser usado para operar remotamente um smartphone Android ou iOS, via bluetooth. Esse recurso permite que os usuários recebam dicas direcionais verbais pelos alto-falantes internos do WeWALK, para tanto basta conectar a bengala com aplicativos compatíveis, como o Google Maps.

Por enquanto a novidade ainda ainda está restrita a alguns países, como Canadá, Estados Unidos, União Europeia, Japão e Cingapura devido a questões de viabilidade comercial, mas quem quiser adquirir uma WeWALK pode ficar atento clicando aqui.

Assista ao vídeo para entender melhor.

Para saber mais sobre acessibilidade, clique aqui.

Publicada em Acessibilidade, Blog, Curiosidades and tagged , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

Estudio Fante - Agência Digital