ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

10 Dicas Essenciais para Aumentar a Segurança em Seu Condomínio Residencial

Projetar um condomínio residencial seguro é de suma importância para garantir o bem-estar e a tranquilidade dos moradores. À medida que o planejamento do seu empreendimento toma forma, considerar medidas de segurança desde o início é essencial.

A segurança é um dos principais fatores a serem considerados na escolha de um condomínio residencial. Em condomínios de alto luxo, ela é ainda mais importante, pois os moradores costumam ter um alto padrão de vida e são mais visados por criminosos.

A fase de projeto é o momento ideal para pensar na segurança do condomínio. É nessa fase que as decisões mais importantes sobre estrutura e os sistemas de segurança do condomínio são tomadas. Porém, mesmo após a concepção do condomínio, sempre há possibilidade de aprimorar sua segurança.

Confira a seguir dicas cruciais para aumentar a segurança no seu condomínio:

  1. Escolha uma Localização Estratégica

Iniciar com uma localização segura é fundamental. Considere áreas com baixas taxas de criminalidade e com acesso fácil às necessidades diárias dos moradores, como escolas, hospitais e supermercados. Mas nem sempre isso é possível, existem áreas extremamente bem localizadas onde a segurança não é o ponto forte, nesse caso condomínios  em áreas de risco devem adotar medidas de segurança mais rigorosas, para isso leve em conta investimento adicional em esquema de segurança, muros elevados, guaritas e outros itens que abordaremos a seguir para compensam o fator de risco externo.

  1. Investimento em Iluminação Adequada

Uma iluminação adequada em todas as áreas do condomínio é um fator fundamental para inibir ações criminosas e proporcionar conforto visual aos moradores. Na fachada também pode ser instalada iluminação que torna a rua mais iluminada à noite, desencorajando ações indesejáveis. 

  1. Controle de Acesso

Implemente sistemas de segurança avançados para controle de acesso eficiente, como portarias com câmeras com inteligência artificial acionada por movimento, reconhecimento facial e por digital, tanto na entrada quanto em apartamentos com fechaduras especiais. Isso garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao condomínio e residências, gerando histórico de acessos detalhado disponível para consultas.

  1. Arquitetura, Cercas e Portões Seguros

Cercas e portões bem construídos e seguros são barreiras físicas eficazes contra intrusos não autorizados. Ainda no que diz respeito à serralheria, gavetas para passagem de itens sem necessidade de abrir portões, favorecendo recebimento de delivery, por exemplo, também compõem medidas valiosas para não expor a segurança do condomínio.

 

A arquitetura do condomínio também deve ser planejada com foco na segurança. Os muros devem ser altos e resistentes, reforçando o controle de acessos. As chamadas “paredes cegas” também são um elemento que contribui para a segurança, diferentemente de cercas ou muros de vidro, elas impedem quem passa na rua de ter visão de como o imóvel é do lado de dentro, impossibilitando estudar rotina de moradores, e impedindo identificar características físicas e itens de valor, por exemplo. A escolha de vidros blindados e portas de segurança também compõe a parte arquitetônica e podem ser levados em conta.

  1. Sistema de Vigilância por Câmeras

Instalação de sistemas de vigilância por câmeras para monitorar áreas comuns, portarias, garagens e outros pontos estratégicos é essencial. Hoje em dia existem câmeras com resolução HD ou superior, com possibilidade de zoom, mudança de ângulo e tudo isso agrega no monitoramento de atividades tidas como suspeitas e registro de imagens com qualidade. Os sistemas de segurança eletrônicos são essenciais para proteger o condomínio. Lembre-se que sistemas de segurança devem ser mantidos em boas condições de funcionamento. A manutenção periódica é essencial para garantir o desempenho dos sistemas de segurança. Considere também atualizá-los periodicamente. As novas tecnologias podem proporcionar maior segurança e eficiência aos sistemas de segurança.

  1. Treinamento para Funcionários e Moradores

Capacite a equipe do condomínio para lidar com situações de emergência e instruções de segurança. Procedimentos padrão de segurança como ter sempre um vigilante na porta da garagem e outro posicionado na guarita blindada prestando suporte e zelando pelo vigilante externo em situação de maior exposição, por exemplo, são medidas indicadas por profissionais gabaritados em projetar esquema de segurança, especialmente para condomínios de alto padrão. Escolta de moradores e rondas noturnas também são procedimentos recomendados.
Atenção aqui para a rotatividade de equipe. Dentro do possível, realize um criterioso processo seletivo e internalize em regime de contratação CLT os colaboradores terceiros, isso aumenta a retenção desses talentos e contribui para a segurança. Invista também em treinamento e qualificação do pessoal de segurança. Além disso, os moradores também desempenham papel fundamental para elevar a segurança do condomínio. Eles devem estar cientes dos riscos de segurança e adotar medidas de prevenção.

  1. Comunicação Eficiente

Mantenha um sistema de comunicação eficaz para notificar os moradores sobre eventos importantes e situações de emergência. Visitas de prestadores de serviço devem ser previamente agendadas e dentro do possível, os dados pessoais e placa de veículo fornecidos com antecedência. O mesmo vale para visitantes dos moradores condôminos, ainda mais se o condomínio possui vagas internas para visitantes.

  1. Alarmes e Sensores de Intrusão

É recomendável utilizar alarmes e sensores de intrusão nas áreas vulneráveis, como portas e janelas de acesso. Também é bastante comum utilização de cerca elétrica. No âmbito dos alarmes, importante garantir também contra incêndio, detector de fumaça, detectores de vazamento de gás e água, – esses são sensores cada vez mais comuns e acessíveis para reforço na segurança. 

  1. Planejamento de Emergência

Desenvolva um plano de emergência abrangente que inclua evacuação e procedimentos de segurança em caso de incêndio, terremoto ou outras situações de risco. A famosa brigada de incêndio deve ser levada a sério e profissionais responsáveis pela certificação AVCB podem contribuir nesse quesito para pleno preparo do condomínio em situações extremas. 

  1. Sinalização Adequada e Conformidade Legal

Por fim, sinalizar adequadamente saídas de emergência, indicação de extintores e hidrantes, informação sobre acesso restrito e permitido em áreas comuns e regras de utilização do condomínio, informação sobre capacidade máxima de elevadores, velocidade máxima na garagem, horário de piscina, sauna e instalação de placas exigidas pela legislação, como a proibição de fumar em locais fechados, são itens indispensáveis para melhoria da segurança. Nesse quesito, conte com a ADVComm para orientar você, produzir e instalar com máxima qualidade sinalização em seu condomínio e empreendimento.
A ADVComm possui um amplo leque de soluções que garantem segurança não só para os condôminos, mas também para a construtora, a exemplo de sinalização exigida pela legislação de trânsito na fase inicial da obra, sinalização de canteiro de obra garantindo prevenção contra acidentes da equipe na construção, lacres de segurança e conferência de qualidade na fase de entrega do imóvel e muito mais. Conte conosco, solicite atendimento de um de nossos especialistas.

Ao seguir essas dicas, seu condomínio residencial fica muito mais seguro, confortável e atraente para potenciais compradores, atende às necessidades de seus futuros moradores e cumpre os regulamentos de segurança. Garantir um ambiente tranquilo é uma das melhores maneiras de agregar valor ao seu empreendimento e atrair investidores em busca de um local seguro para chamar de lar.

 

Publicada em Acessibilidade, Blog, Curiosidades, Dicas de Sinalização and tagged .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

ADVComm © 2024

Política de Privacidade

Feito por:

Agência - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.