ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Hoje, 21/09, é Dia Nacional de Luta da pessoa com Deficiência, um dia de vitória para milhares de deficientes. Dia em que é celebrada a luta por acessibilidade, por igualdade de direitos de deficientes visuais, auditivos e pessoas com mobilidade reduzida. As dificuldades, que vão desde a falta de transporte público eficientes do deslocamento até a acessibilidade física em espaços públicos e privados, tornam-se ainda mais severas quando o tema é percepção de igualdade.

dia_nacional_de_luta_da_pessoa_com_deficiencia

 

Acessibilidade em condomínios, além de promover a igualdade entre condôminos, é um diferencial competitivo do ponto de vista de marketing, pois agrega um importante argumento de venda para imóveis, como é o caso da Construtora MRV, que sabiamente tem comunicado a existência de espaços comuns acessíveis em seus empreendimentos e informado todas as adaptações que podem ser feitas nos imóveis para que não ofereçam limitações aos clientes com necessidades especiais:

O desafio da inclusão é amplo e não está somente na infraestrutura com instalação de piso tátil, guarda corpos, medidas adequadas para giro 360 graus, rampas de acesso, softwares de leitura, disponibilidade de livros e placas de sinalização em braile… mas principalmente na mudança cultural.

O IBGE estima que 25 milhões de Brasileiros têm algum tipo de deficiência. Cerca de 14,5% da população. Por conta disso, os direitos dos deficientes fazem parte da Constituição Federal e nossa legislação é uma das mais avançadas do mundo sobre o tema. As conquistas são lentas, mas contundentes. Recentemente entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), recebemos Paraolimpíadas que foi uma janela para a conscientização da capacidade competitiva do deficiente (que pode ser refletida no mercado de trabalho mediante investimento em treinamento e em condições de acessibilidade) e em 2016 a assinatura da Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência feita pela ONU completa 10 anos.

A comemoração de hoje sobre o Dia Nacional da Luta da pessoa com Deficiência, chama atenção ao fato de que há muito a ser feito pela inclusão. É uma data importante para estimular a adoção de medidas de forma espontâneas, sem a imposição legal, para que a cada dia mais pessoas com deficiência possam ser contratadas, treinadas e exercer sua vocação profissional.

A definição da data do Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes aconteceu em 1982 pelo Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD). Dia 21 de setembro foi eleito por estar próximo da primavera e o Dia da Árvore. A data só foi oficializada 23 anos depois, em 2005 pela Lei Federal nº 11.133.

Em celebração a data, inúmeros eventos estão ocorrendo de forma simultânea. Em Brasília, a União dos Escoteiros do Brasil que reúne em 40 grupos cerca de 100 crianças e adolescentes em média cada um, realiza esta semana atividades como a de hoje no Parque de Águas Claras. Quem enxerga teve os olhos vendados para conhecer as sensações dos cegos. Braços foram presos com fitas para conscientizar sobre a dificuldade de não ter o membro. O objetivo de treinar o cidadão para as diferenças é parte do tema desse ano “Diferenças que nos unem”.

Na cidade de São Paulo, haverá hoje atrações como shows, debates e massagens, todas gratuitas.

D – Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS – a partir das 9h. Abertura de vagas (850) para pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS em São Paulo Capital, ABC e Grande São Paulo. Interessados devem comparecer munidos de currículo, RG, CPF, Carteira de Trabalho, laudo médico/técnico ou certificado de reabilitação profissional pelo INSS e PIS (se tiver) para se candidatarem às vagas disponíveis.
Local: Rua Boa Vista, 170 – Mezanino, Centro/SP (próximo ao metrô São Bento)

Shows e debates na estação Tatuapé do Metro
– a partir das 11h30 com abertura da banda de reggae Tribo de Jah, que tem como integrantes músicos cegos.
Local: Rua Catiguá, 178 – Tatuapé, São Paulo

Bixiga Para Todos – a partir das 14h, estão massagens realizadas por pessoas com deficiência visual, além de roda de conversas sobre mobilidade nas cidades e atrações musicais.
Local: Teatro Sérgio Cardoso Rua Rui Barbosa, 153 – Bela

Inclusão+ – debate sobre inclusão em diferentes campos que vão de empregabilidade, acessibilidade nas escolas e na formação de grade curricular com disciplinas de inclusão social, até sobre equipamentos para saúde e fisioterapia.
Local: sede institucional da OAB, à Rua Maria Paula, 35, Capital/SP

Conte com a ADVComm para tornar acessível sua sinalização de solo (com piso tátil) e sinalização horizontal (com placas em braile). Aproveite essa importante data e fale conosco por aqui.

 

Publicada em Acessibilidade, Blog and tagged , , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

ADVComm © 2021

Política de Privacidade

Feito por:

Agência - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.