ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

O que é piso tátil?

Ao caminhar por locais públicos, você já deve ter notado no chão algumas estruturas afixadas que, juntas, formam uma espécie de caminho destacado. Elas têm cor contrastante com o chão e formatos específicos em alto-relevo, que podem ser tanto circulares como longilíneos. Mas alguma vez você já se questionou sobre a finalidade dessas estruturas? Para que e a quem servem? Em um primeiro momento, quem nunca se interessou pelo assunto pode ter certa dúvida quanto à relevância desse piso tátil – como é chamado –, mas ele é fundamental no dia a dia de muita gente que não enxerga.

Isso porque os pisos táteis são feitos de uma forma padronizada que permite às pessoas que têm alguma deficiência visual se orientarem nos mais diversos espaços e assim se locomoverem sozinhas, com a autonomia e a segurança necessárias para tanto.

Esta orientação se dá por meio do contato da bengala branca com os dois padrões de pisos táteis existentes, que têm as funções de alertar (formas circulares) sobre desníveis, rampas, escadas, obstáculos, perigos, pontos de serviços entre outras situações, e direcionar (formas longilíneas) as pessoas, conduzindo-as por determinado trajeto.

Imagine, em uma situação hipotética, uma pessoa cega que precisa se locomover pela cidade por algum motivo. Como ela conseguirá se deslocar sozinho, sem a ajuda de ninguém, se não houver algo que possa guiá-la com segurança e que a alerte sobre os obstáculos em seu trajeto, como por exemplo, a presença de um orelhão não sinalizado? Se o orelhão não estiver com a sinalização de alerta circundada por ele, a bengala branca não o detectará e o indivíduo certamente se chocará com o equipamento, podendo se machucar, inclusive.

Os pisos táteis são, portanto, uma importante e essencial solução de acessibilidade para os indivíduos cegos ou que têm baixa visão se locomoverem sozinhos a fim de usufruírem de seus direitos fundamentais como educação, saúde, serviços, transportes, lazer, entre outros direitos comuns a todos.

Implantação do piso tátil é obrigação

Justamente por isso, desde 2004, a Associação Brasileira de Normas Técnicas apresentou a norma NBR 9050, que contém todas as especificidades dos pisos táteis, tanto no que diz respeito aos locais de sua aplicação, como também aos padrões de produção, com as medidas, tamanhos, cores, entre outras especificações. Há, ainda, leis como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que desde 2015, impõe o uso de pisos táteis no mobiliário urbano e em locais privados de uso coletivo.

No Brasil, contudo, os pisos táteis ainda não estão amplamente instalados por todas as regiões e é muito comum flagrar situações de negligência em estações, shoppings, universidades, hospitais, cinemas, teatros, entre muitos outros locais públicos que deveriam disponibilizar esta tecnologia de acessibilidade. O resultado destas infrações são cidades menos inclusivas e democráticas, e pessoas sem a possibilidade de colocar em prática a sua cidadania.

Para mais informações sobre piso tátil, clique aqui.

Publicada em Acessibilidade, Blog, Piso Tátil and tagged , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

ADVComm © 2021

Política de Privacidade

Feito por:

Agência - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.