Parque da Cidade: Um Empreendimento Excepcionalmente sustentável em São Paulo

O Parque da Cidade é um empreendimento impressionante que se estende por um terreno de 82.000 m², abrigando uma variedade de estruturas e facilidades, incluindo cinco torres corporativas, uma torre office, um shopping, um hotel e duas torres residenciais. Este projeto notável foi concebido pelo renomado escritório de arquitetura Aflalo& Gasperini Arquitetos, com decoração na Torre Office a cargo de Carlos Rossi Arquitetura.
O destaque do Parque da Cidade não se limita apenas à sua arquitetura impressionante.
O empreendimento também apresenta um paisagismo deslumbrante, projetado por Pamela Burton & Company / Sergio Santana, que inclui mais de 110 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica. Entre elas, destacam-se a Flor de Maio, o Palmito Jussara, a Pitangueira, a Palmeira Petrópolis e a Jabuticabeira.
As torres do Parque da Cidade receberam nomes inspirados nas árvores: Sicupira, Aroeira, Jatobá, Paineira e Tarumã, cada uma com 36 pavimentos. E é com grande orgulho que a ADVComm teve a honra de fornecer a sinalização para este marco arquitetônico, que vai além de placas, incluindo totens e mobiliário exclusivo em serralheria artística, como os bicicletários.
Quem utiliza o Parque da Cidade frequentemente se referea ele pela sigla “PDC”, um empreendimento que superou desafios, incluindo a pandemia e períodos de distanciamento social, e agora é apreciado por milhares de pessoas diariamente.
Localizado na Vila Gertrudes, um bairro que promete se tornar o novo centro financeiro e tecnológico de São Paulo, o Parque da Cidade tem acesso pela Marginal Pinheiros em 450 metros de extensão e Avenida ChucriZaidan, com futuro acesso direto ao aeroporto de Congonhas. Além disso, está estrategicamente situado próximo a uma ampla variedade de comércios, opções culturais e de lazer, incluindo o Shopping Parque da Cidade, que faz parte do empreendimento, bem como os Shoppings Morumbi e Marketplace.
Sua localização privilegiada também é facilmente acessada pela linha 9 Esmeralda da CPTM, com proximidade das estações Morumbi e Granja Julieta, além da futura linha 17 – Ouro (Metrô), que se conectará ao aeroporto de Congonhas e à estação Jabaquara de metrô.
O Parque da Cidade é um empreendimento que não apenas encanta pelo seu design arrojado, mas também pelo seu compromisso com a sustentabilidade. O projeto consultou especialistas em sustentabilidade para garantir que cada aspecto fosse cuidadosamente planejado. Certas características, como vidros de alta performance térmica e acústica, um sistema de coleta de resíduos a vácuo em todos os pavimentos (ENVAC) e a redução das emissões de CO², tornam este empreendimento um exemplo de responsabilidade ambiental.
O foco na eficiência energética inclui medidas como medição individual de energia, lâmpadas de alto rendimento e baixo consumo, além de automação da iluminação das áreas comuns.
Com 22.000 m² de áreas verdes e 62.000 m² de áreas abertas ao público, o Parque da Cidade também investe em iniciativas como captação, retenção e reuso de águas pluviais, ciclovia e pistas de cooper, e elevadores com frenagem regenerativa. A infraestrutura para ciclistas e a gestão de efluentes com tratamento e reuso de águas cinzas fazem deste empreendimento um verdadeiro modelo de sustentabilidade.
O Parque da Cidade pertence a um seleto grupo de 19 projetos líderes em sustentabilidade em todo o mundo, sendo uma iniciativa do Climate Positive Development, da Fundação Clinton, em parceria com o grupo C40 Cities. O empreendimento possui uma gama impressionante de soluções sustentáveis, o que o torna elegível para diversas certificações verdes, incluindo Certificação LEED, Certificação AQUA e Certificação LEED-ND, esta última inédita na América do Sul.
O Parque da Cidade é muito mais do que um empreendimento imobiliário; é um exemplo de como a excelência arquitetônica e o compromisso com a sustentabilidade podem se unir para criar um ambiente urbano moderno e ecologicamente consciente.
Não perca a oportunidade de conhecer de perto este empreendimento que define o futuro da arquitetura e da sustentabilidade em São Paulo, e conferir de perto a sinalização ADVComm presente no empreendimento.
Comentários