ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Placas de sinalização: por que elas são tão importantes para sua empresa?

placas de sinalização

Fazer a comunicação de segurança por meio de placas de sinalização é uma questão legal e obrigatória, que deve ser seguida por qualquer empresa de administração privada ou pública, independentemente do número de funcionários ou ramo de atuação. Entretanto, há que se destacar dois conceitos diferentes sobre esse assunto, que são a sinalização de segurança contra incêndio e pânico, e a sinalização de segurança laboral.

As placas de sinalização laboral são exigidas em ambientes industriais e em canteiros de obras e têm por objetivo zelar pela segurança do trabalhador, por meio da comunicação sobre perigos, riscos, avisos, obrigações e outras situações. Já as placas de sinalização contra incêndio e pânico têm a função de diminuir a ocorrência de incêndios e garantir que, em situações de risco, as pessoas tomem as ações adequadas de abandono e combate ao fogo.

Resguardo de vidas

Embora as placas de sinalização de segurança contra incêndio e pânico e laboral sejam utilizadas em situações distintas, como descrito acima, ambas têm o mesmo objetivo primordial, que é o de resguardar vidas humanas.

Imagine, por exemplo, um ambiente industrial repleto de complexidade — com diversos acessos, locais específicos para armazenagem de materiais perigosos, máquinas que apresentam riscos de morte ou mutilação, entre outras formas de perigo real para as pessoas —, sem qualquer forma de sinalização. Há de se concordar que acidentes poderiam acontecer com bastante facilidade em um local que não ofereça comunicação aos trabalhadores por meio das placas de sinalização.

A mesma ideia pode ser interpretada para a comunicação feita por meio de placas de sinalização de segurança contra incêndio e pânico. Suponha que uma edificação sofra algum tipo de incêndio e consequente corte de energia, mas que nela não haja nenhum tipo de sinalização, ou seja, no local não há placas de sinalização fotoluminescentes que demonstrem o caminho das saídas de emergência, a localização de extintores e mangueiras, ou os locais das portas corta-fogo. É preciso admitir que uma situação como essa seria um verdadeiro caos e que, certamente, ocasionaria em mortes ou acidentes graves.placas de sinalização

É por esse e outros motivos que se faz necessária a adoção de um projeto de sinalização contra incêndio e pânico, bem como laboral, implementado de maneira eficiente, precisa e intuitiva, que seja de fácil e rápida compreensão, para que situações de perigo ou que possam oferecer riscos à integridade das pessoas sejam devidamente prevenidas e/ou controladas.

Placas de sinalização: Proteção do patrimônio

Ao passo que resguardar vidas humanas por meio de placas de sinalização seja uma questão obrigatória, trabalhista e moral, há que se reconhecer que um projeto de sinalização de segurança também oferece motivações econômicas.

É preciso pontuar que, se uma edificação está devidamente sinalizada e em conformidade com as diretrizes legais, as chances de qualquer acidente diminuem de forma considerável, o que diretamente, contribui para a manutenção do patrimônio, ou seja, não há perdas econômicas.

Além disso, se as placas de sinalização de segurança da edificação desempenharem sua atribuição com excelência, que é orientar as pessoas e prevenir acidentes, a ocorrência de multas em decorrência da fiscalização — ou até mesmo de processos judiciais, que possam incorrer devido a um possível incidente — será controlada.

Clique aqui para saber mais sobre placas de sinalização.


Publicada em Acessibilidade, Blog, Sinalização.
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

ADVComm © 2021

Política de Privacidade

Feito por:

Agência - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.