ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Problemas de sinalização de segurança: 3 erros que sua empresa pode estar cometendo

problemas de sinalização de segurança

Elaborar um projeto de sinalização de segurança pode ser uma tarefa bastante árdua para quem não domina o conhecimento técnico acerca do assunto e não tem ciência sobre as leis e normas vigentes, que amparam essa questão tão importante.

Por se tratar de medidas que objetivamente salvam vidas e resguardam o patrimônio, as normas que dizem respeito à segurança contra incêndio e pânico devem ser implementadas à risca para que sua empresa não cometa erros e venha a ter problemas de sinalização de segurança, afinal, o impacto de um simples equívoco nessa comunicação pode ser gigantesco e irreversível.

NBR 13434

As legislações e as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros e seus respectivos Decretos de Lei também trazem orientações sobre sinalização de segurança, mas a principal fonte de informação acerca dos princípios de projeto, símbolos e formas, dimensões e cores das placas, bem como os requisitos e métodos de ensaio para a implementação de um sistema que não apresente problemas de sinalização de segurança é a NBR 13434, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Essa norma brasileira traz todos os preceitos básicos para que a sinalização de segurança seja eficiente e cumpra com seu papel de “reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes, e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio”, como consta na própria norma.

Entretanto, não raro ocorrem certos problemas de sinalização de segurança no projeto arquitetônico da edificação, por conta das exigências altamente técnicas presentes na NBR 13434. Veja, a seguir, três erros básicos que sua empresa pode estar cometendo.problemas de sinalização de segurança

1. Implantação da sinalização básica

Um dos problemas de sinalização de segurança mais comuns diz respeito à implantação da sinalização básica (sinalização de proibição, alerta, orientação e salvamento, e de equipamentos de combate a incêndio), isto é, onde as placas serão fixadas, bem como sua disposição e distribuição neste local de risco. A altura, o distanciamento entre cada placa, bem como sua função, além da presença de obstáculos e equipamentos são fatores que devem ser levados em conta na implantação da sinalização.

2. Dimensão da placa

Esse é mais um aspecto que deve ser observado para se evitar problemas de sinalização de segurança contra incêndio e pânico, pois o tamanho da placa depende diretamente do local onde ela será fixada e a distância existente entre ela e seu observador. Para determinar essa relação com precisão, a ABNT estipula a seguinte fórmula matemática: A>L2/2000, onde A= área da placa e L= distância do observador à placa. Essa fórmula, porém, só se aplica quando a distância entre o observador e placa for maior que quatro metros e menor ou igual a 50 metros.

3. Aplicação é um dos problemas de sinalização de segurança

Por fim, outro tópico a ser considerado para que o projeto da edificação não apresente problemas de sinalização de segurança é o que se refere à aplicação das placas, ou seja, as circunstâncias que determinarão o uso específico de cada placa.

Dada a grande variedade de símbolos, a NBR 13434 assinala alguns modelos e sua respectiva aplicação, com seus significados, formas e cores, e as situações em que devem ser utilizados. Por exemplo, uma sinalização de alerta geral (placa amarela, triangular com ponto de exclamação na cor preta) deve ser aplicada sempre que não houver um símbolo que especifique o alerta, além disso, essa placa precisa estar acompanhada de mensagem escrita específica.

Saiba detalhadamente todas as exigências técnicas para evitar problemas de sinalização de segurança contra incêndio e pânico clicando aqui.


Publicada em Blog, Dicas de Sinalização, Sinalização.
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

ADVComm © 2021

Política de Privacidade

Feito por:

Agência - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.