ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Braile é macrotendência!

Braile está em alta. E não vai sair de moda tão cedo.

Foto divulgação: Tomaz Silva/Agência Brasil

Foto divulgação: Tomaz Silva/Agência Brasil

Cada vez mais empresas e pessoas estão se conscientizando da importância da inclusão. Isso reflete no crescimento de uma tendência que é a inserção de informação adaptada para o deficiente visual ou pessoa com baixa visão. Macrotendência é um movimento crescente de adoção de uma ideia ou conceito, que tende a crescer gradualmente ao longo dos anos.

Em dezembro de 2016, uma aluna propôs braile para produtos nos mercados. Uma ideia que pode virar lei. Tudo começou quando estudantes de escolas estaduais de Santa Bárbara e Sumaré, municípios do Estado de São Paulo, foram escolhidas para participar de sessão legislativa da Alesp.

A última sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), na terça-feira dia 20/12, contou com duas deputadas da Região do Polo Têxtil, integrantes do projeto Parlamento Jovem.
Ketlyn Larissa dos Santos, 16 anos, é aluna da Escola Estadual Professora Elysabeth de Mello rodrigues, situada no Parque Euclides Miranda, em Sumaré. Ela apresentou seu projeto de lei que propõe sinalização em braile de produtos comercializados em supermercado.
A estudante teve a ideia quando estava no supermercado e notou deficientes visuais dependendo de outras pessoas para realizar compras básicas, um problema de falta de autonomia. Pesquisou então como eram elaborados projetos de lei, elaborou sua defesa e a proposta foi selecionada em meio a outras 50 feitas na escola. Encaminhada ao Parlamento Jovem, a proposta foi prontamente escolhida para ser apresentada na Assembleia Legislativa. A jovem sentiu que participou de fato da política, diferentemente de seus colegas e comentou para um jornal local: “A maioria só fica nas redes sociais criticando políticos. Mas será que elas têm uma ideia para trazer melhorias para a sociedade?”
A ideia do Parlamento Jovem ampliou o horizonte dos alunos que passam a ter mais interesse por profissões que envolvam política e legislação. Segundo a diretora da escola, Aparecida Antonia Bertazi Beloto, os jovens relatam que não haviam pensado no assunto política, mas vivenciando, percebem que gostam.

Na mesma linha do projeto da jovem Ketlyn, com implantação de informações em braile para produtos, mas dessa vez para vestuário, a C&A desenvolveu etiquetas em braile para sua coleção de fim de ano. A linha de roupas para o réveillon possui etiquetas em braile para que o consumidor possa identificar a cor da peça e a mensagem de final de ano estampada nos produtos.
Além do braile, as etiquetas também foram projetadas para pessoas com baixa visão, utilizando layouts contrastantes e letras em tamanho adaptado.

Foto divulgação

Foto divulgação

Desde 1997, a marca de cosméticos LOCCITANE possui em sua embalagem informações em braile. Em 2016 a empresa iniciou um projeto chamado Union For Vision, com foco em prevenção e tratamento, que já atendeu mais de 2 milhões de deficientes visuais no mundo todo. O objetivo até 2020 é alcançar 10 milhões de beneficiados. Segundo a empresa, 100% do lucro da venda do Presente Solidário é revertido para o projeto.

A acessibilidade não fica só nos produtos, em João Pessoa, na Paraíba, um projeto de lei (PL 1.503/2016), propõe o fornecimento de senhas em Braille e chamado sonoro no atendimento em instituições privadas, para clientes que possuam necessidades especiais.

Desde 1997, está em vigor em Campinas (SP) uma lei que obriga restaurantes, bares e lanchonetes a oferecerem cardápio e relação de preços em braile para seus clientes. Mas a obrigatoriedade não é exclusividade do município, de acordo com o Decreto nº 3446/99, que regulamenta a lei nº 1774/99, todos os tipos de estabelecimentos que comercializam refeições e lanches são obrigados a ter no mínimo dois cardápios em braile.

Cardápio em braille Mc Donald’s, em vigor desde 1989 em 577 restaurantes no Brasil.

Cardápio em braille no Mc Donald’s, em vigor desde 1989 em 577 restaurantes no Brasil.

De olho nesse público, capaz de movimentar a economia da cidade e do país, a prefeitura de Curitiba determinou que todos os estabelecimentos comerciais e de prestações de serviços da cidade devem instalar placas ou cartazes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Braille informando a respeito do atendimento prioritário para pessoas com deficiência.

Esses são só alguns exemplos, que apontam para um “caminho” mercadológico visivelmente mais acessível ao deficiente visual.
E você, está preparado para atender bem este público?
A ADVComm é pioneira em sinalização em braile para edificações e possui uma linha completa de soluções de acessibilidade, dentre elas piso tátil (saiba mais aqui), para possibilitar autonomia ao deficiente visual ou pessoa com baixa visão. Entre em contato conosco para saber mais ou tirar dúvidas.

Até a próxima,

Publicada em Blog, Sem classificação and tagged , , , , , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

ADVComm © 2024

Política de Privacidade

Feito por:

Agência - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.