Curso de prevenção e combate a incêndios em lavanderias
O SINDILAV (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo) irá promover, em 9 de abril de 2015, mais uma ação que visa aumentar a segurança no trabalho dentro das lavanderias, para todo o Estado de São Paulo. Trata-se de um curso, gratuito, de prevenção e combate a incêndios em lavanderias. Vários equipamentos, como caldeiras, ferros e mesas de passadoria, exigem treinamento e prática por conta dos profissionais de lavanderia, além da atenção especial que deve ser dada às roupas usadas em hospitais e indústrias químicas. Muitos dos equipamentos que se encontram em uma lavanderia podem causar incêndios se não forem corretamente manipulados. É por isso que se aplica ao setor a lei nº 6514, de 1977, e a Portaria nº 3214, de 1978, que determinam que todas as empresas precisam ter pessoas qualificadas para agir em caso incêndios.
Para ajudar as lavanderias a atender a esta determinação, no dia 9 de abril, das 14h às 17h, o Sindilav oferecerá um curso totalmente gratuito: “Prevenção e Combate a Incêndios”. Nesse curso, os participantes aprenderão como prevenir incêndios através do uso correto dos ferros de passar, caldeiras e os demais equipamentos da lavanderia. Além disso, de acordo com José Carlos Larocca, presidente do Sindilav, os participantes também aprenderão a utilizar extintores de incêndio, reconhecer os diversos tipos de extintores, sobre a formação do fogo, conhecer os tipos de materiais combustíveis e prestar assistência inicial às vitimas em caso de incêndio.
Com direito a material didático e certificado de participação, podem participar deste e dos demais cursos do Sindilav funcionários de lavanderia – incluindo gerentes e administradores – e até mesmo seus proprietários. Os cursos acontecem na sede do Sindilav: Rua Paes de Araújo, 29 – 11º andar – conjunto 111 – São Paulo/ SP. As inscrições devem ser feitas com antecedência, pelo e-mail sindilav@sindilav.com.br ou telefone (11) 3078-8466(11) 3078-8466. Para mais informações, acesse o site: http://www.sindilav.com.br/
Fonte: SEGS
Comentários