Sinalização de Proibição – Placas Vermelhas
A ADVComm sempre segue à risca às normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros e, por isso, é importante ter o conhecimento em relação aos mais diversos tipos de sinalização.
Hoje vamos falar sobre a sinalização de emergência. São as conhecidas placas vermelhas e devem sinalizar proibições, emergências, identificação de equipamentos de combate a incêndios e alarme.
Como existe variação entre as cores vermelhas, ficou determinado, através da Instrução Técnica Nº 20 (IT-20/2004) pelo Corpo de Bombeiros que o vermelho a ser seguido é o 485C, no padrão internacional Pantone®. Segue abaixo a representação da cor vermelha que deve ser utilizada em placas de emergência:
Abaixo, exemplos de Sinalização de Proibição:

Exemplos de Sinalização de Proibição: Proibido fumar, Proibido produzir chama e Proibido utilizar o elevador em caso de incêndio.
No caso de sinalização de proibição, é importante que elas sigam às seguintes características:
- Forma: circular;
- Cor de contraste: branca;
- Barra diametral e faixa circular (cor de segurança): vermelha;
- Cor do símbolo: preta;
- Margem (opcional): branca;
- Proporcionalidades paramétricas.
Abaixo algumas placas de Sinalização de Equipamentos de Combate a Incêndio e Alarme

Exemplos de Sinalização de Equipamentos de Combate a Incêndio e Alarme: Bomba de Incêndio, Extintor e Abrigo de Mangueira e Hidrante
Já no caso da sinalização de equipamentos de combate a incêndio e alarme, é importante observar as seguintes características:
- Forma: quadrada ou retangular;
- Cor de fundo (cor de segurança): vermelha;
- Cor do símbolo (cor de contraste): fotoluminescente;
- Margem (opcional): fotoluminescente;
- Proporcionalidades paramétricas.
Para concluir, trazemos abaixo a principal finalidade, de acordo com o Corpo de Bombeiros, das placas e sinalizações de emergência:
A sinalização de emergência tem como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio.
No nosso próximo tópico, traremos informações a respeito das placas de sinalização de alerta (amarelas).
Comentários