Sinalização de Orientação e Salvamento – Placas Verdes
Caracteriza-se por “Sinalização de Orientação e Salvamento” placas como saída de emergência e placas com setas indicando rotas de fuga. Essa sinalização é feita através das placas verdes, com características diferentes das placas vermelhas ou amarelas. São placas que também possui obrigatoriedade em qualquer construção realizada e necessária para liberação de uso do local e, por isso, também são consideradas sinalização de emergência.
As placas de sinalização de orientação e salvamento, feitas na cor verde, visam realizar a indicação de rotas de saídas e as ações necessárias para acesso e uso da locação em questão. É importante ressaltar que esse tipo de sinalização deve assinalar toda e qualquer mudança de direção, saídas, escadas e demais acessos utilizados durante uma emergência e devem ser instaladas a, no máximo, 15 metros de distância entre a placa e a saída de emergência sinalizada.
Através da Instrução Técnica Nº 20 (IT-20/2004) o Corpo de Bombeiros determina que o verde a ser seguido é o 350C, no padrão internacional Pantone®. Segue abaixo a representação da cor verde que deve ser utilizada em placas de orientação e salvamento:
Além da cor, a sinalização de orientação e salvamento deve obedecer às seguintes características:
- Forma: quadrada ou retangular;
- Cor do fundo (cor de segurança): verde;
- Cor do símbolo (cor de contraste): fotoluminescente;
- Margem (opcional): fotoluminescente;
- Proporcionalidades paramétricas.
Veja abaixo alguns exemplos de sinalização de orientação e salvamento:
Comentários