Acessibilidade na Alemanha é assunto sério. O país oferece turismo sem barreiras

Dona da economia mais sólida do mundo, a Alemanha é também uma referência quando o assunto é acessibilidade. Com investimento no programa Barrier Free (Sem Barreiras, em tradução livre), o país ganha destaque por fortalecer o turismo, o conforto e a autonomia de pessoas com algum tipo de deficiência.
Ao todo, 10 cidades alemãs implantaram medidas que facilitam a vida de cadeirantes em espaços públicos e urbanos: Dresden, Düsseldorf, Frankfurt, Hamburg, Hannover, Köln, Leipzig, München, Nürnberg e Stuttgart, chamadas pelo governo de Cidades Mágicas. Uma página no site Germany Travel indica, por meio de um mapa interativo, as melhorias de adaptação em cada uma delas.

Acessibilidade na Alemanha
Segundo a página do projeto, as ofertas servem tanto para pessoas com restrições temporárias de atividade e mobilidade, famílias com carros de bebê, ou gestantes, como para pessoas que têm deficiências cognitivas e/ou físicas permanentes, que usam cadeiras de rodas, ou têm deficiência visual ou auditiva total ou parcial. As melhorias acabam atingindo também os idosos, que reduzem seus esforços em passeios e atividades cotidianas.
Entre as qualidades que tornam os destinos tão acessíveis estão calçadas niveladas e sem obstáculos, bondes e ônibus com piso baixo, sistemas de orientação para pessoas de baixa ou nenhuma visão em espaços públicos, visitas guiadas e adaptadas, que promovem experiências sensoriais, entre outros. Até mesmo os esportes de aventura abraçam a acessibilidade, como, por exemplo, a escalada para cadeirantes no Parque Filu, ou o rafting no parque de canoagem Markkleeberg.

Acessibilidade na Alemanha – Turismo inclusivo
Segundo o Centro de Turismo Alemão (DZT), a expectativa é ir expandindo o número de visitantes para alcançar cerca de 520 milhões de viagens em 2020.

Acessibilidade na alemanha – Museus acessíveis

Foto: Ulrich Perrey
A acessibilidade na Alemanha é maravilha, não é? Quem sabe um dia o Brasil chega lá.
Você conhece a acessibilidade alemã ou alguma outra cidade do mundo que é bem preparada para ser inclusiva?
Compartilhe conosco seus comentários e dicas.
Até o próximo post.
Comentários