ADVComm - Tecnologia Fotoluminescente e Acessibilidade

Solicite um Orçamento

Nome*

E-mail*

Telefone*

Mensagem

Não preencher:

Tipos de extintores de incêndio

Existem vários tipos de extintores de incêndio. Cada extintor serve para um tipo de classe de incêndio.
tipos_de_extintores_placas_advcomm

Não só em edificações, como também em canteiros de obras, a norma NR18 da ABNT exige que sejam cumpridas condições para fornecer segurança do trabalho, e uma das exigências são os extintores. Confira abaixo os tipos de extintores para cada classe de incêndio:

Tipo de extintor com Pó Químico – serve principalmente para conter foco de incêndios de classe B envolvendo líquidos e combustíveis inflamáveis. Funciona por abafamento, que interrompe o processo de combustão e a reação em cadeia causada pelo incêndio. Também serve para classe A e C.

Tipo de extintor com Gás Carbônico – serve para incêndios em equipamentos eletrônicos – classe C. A vantagem do gás carbônico é não conduzir eletricidade, a desvantagem é sua ação asfixiante, por isso, não é recomendado sua utilização em ambientes fechados, sem ventilação ou muito pequenos. Funciona também para incêndios classes A e B, agindo por abafamento e resfriamento.

Tipo de extintor com Água (H20) – serve para incêndios em madeira, papel, tecido e materiais sólidos – classe A. Semelhante ao gás carbônico funciona por resfriamento e abafamento em certos casos.

Tipo de extintor com Espuma Mecânica – serve para incêndios classes B e A, semelhante ao gás carbônico e água, funciona por abafamento, seguido de resfriamento. A vantagem dele é que sua espuma (AFFF) cria uma firme camada aquosa sobre a área em combustão, o que dificulta a reignição do fogo.

 

CLASSES DE INCÊNDIO:

Incêndio Classe A – incêndios em materiais sólidos combustíveis como papel, madeira, tecido e borracha.

Incêndio classe B – incêndios em superfícies envolvendo queima de líquidos inflamáveis como gasolina, graxa, óleo diesel, graxa e gases combustíveis.

Incêndio classe C – Incêndios em equipamentos elétricos energizados, por exemplo: quadros de força, transformadores ou qualquer outro equipamento que faça uso de eletricidade.

Incêndio classe D – Incêndios que se espalham por meio de uma reação em cadeia no processo de combustão. Os principais combustíveis de incêndio classe D são metais pirofóricos, exemplo: antimônio, alumínio fragmentado, lítio, magnésio, potássio, selênio, sódio, titânio, urânio e zircônio e zinco.

Importante:

  • Sempre utilize placa de sinalização fotoluminescentes para identificar os locais onde os extintores estão expostos. Somos especialistas nessa parte, fale conosco.
  • Busque treinamento para saber usar os extintores de incêndio.
  • Conheça os locais onde estão instalados os extintores e outros equipamentos de proteção contra fogo.
  • Nunca obstrua o acesso aos extintores ou hidrantes.
  • Não retire lacres, etiquetas ou selos colocados no corpo dos extintores, nem mexa nos extintores ou hidrantes sem necessidade, salvo em casos de utilização ou revisão.
Publicada em Blog and tagged , , , , , .
Comentários

Cadastra-se para receber conteúdo exclusivo.

ADVComm © 2024

Política de Privacidade

Feito por:

Agência - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.