Combate a incêndios florestais recebe investimento de 25 milhões anuais do Ibama
O Ibama investe anualmente R$ 25 milhões na prevenção e no combate a incêndios florestais. O recurso é utilizado para monitoramento via satélite, capacitação de brigadistas de incêndio e ações para viabilizar o combate ao fogo em áreas florestais. Neste ano, o órgão contratou 810 brigadistas para trabalhar nas operações de combate. Outros mil devem ser recrutados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para reforçar as equipes.
Quando um foco de queimada é detectada pelos satélites que monitoram áreas de proteção ambiental para combate a incêndio, equipes são mobilizadas de acordo com a gravidade do incêndio. A classificação enquadra o incêndio em três níveis:
1º incêndios rotineiros – normalmente solucionados pelas secretarias municipais.
2 º Queimadas mais intensas – essas requerem intervenção do Ibama.
3º Queimadas gravíssimas – abrangem secretarias municipais, Ibama e reforços da União, com participação da Funai e ICMBio.
A estimativa é que 95% das queimadas ocorram por ação humana. Só no Mato Grosso foram registrados 1.081 focos de incêndio em maio, Tocantins, com 778 ocorrências, Bahia, onde houve 259 acionamentos e Maranhão, com 206 incêndios no mês.
Cristian Berlink, coordenador de emergências ambientais do Instituto Chico Mendes (ICMBio) pede para que produtores rurais e agro negócio evitem queimar matéria orgânica no inverno, época de seca, devido a facilidade em que o fogo pode se alastrar. A expectativa do Ibama é que as queimadas comecem a diminuir somente em novembro, quando volta a aumentar a incidência de chuvas.
Fontes: Portal Brasil, INPE, ICMBio, PrevFogo e Ibama. Imagem divulgação.
Acreditamos que placas de sinalização são úteis para instrução de trabalhadores rurais em áreas de preservação ambiental ou regiões com risco de queimada, para auxiliar na conscientização e no combate aos incêndios.
A ADVComm possui uma extensa linha de placas de sinalização de proibição e caráter preventivo, indicadas para locais com risco de incêndio. As placas são produzidas com ampla variedade de materiais e formatos, incluindo sinalização de longa distância. Fale conosco para saber mais.
Comentários