Sinalização de obras – saiba o que é e como funciona
Em primeiro lugar, é importante saber quais elementos compõem uma sinalização de obras: placas, cartazes e murais são os principais e tem como objetivo exibir informações rápidas e claras sobre a obra e também colaboram na prevenção de acidentes.
Devido a sua complexidade e periculosidade, um canteiro de obras normalmente é composto por diferentes acessos, ambientes de trabalho e locais de armazenamento de materiais. Para pessoas que não visitam diariamente o local é comum ficar perdido e, por consequência, se colocar em uma situação de risco.
Toda sinalização de obras deve seguir a Norma Regulamentadora Nº 18 (NR-18), visando clareza nas informações e orientações sobre os espaços do canteiro. Por parte daqueles que visitam ou trabalham no local, é importante ficar atento às placas, e aos avisos obrigatórios que compõem essa comunicação. “O canteiro de obras muitas vezes é uma área tão complexa que torna a sinalização tão importante quanto o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, afirma o técnico de segurança no trabalho João Carlos Pinto Filho.
Para uma sinalização simples e direta, o responsável pelo projeto deve buscar uma comunicação direta onde, idealmente, deve-se utilizar imagens e poucas palavras, reduzindo o tempo de interpretação dos leitores. E também deve ficar atento à poluição visual do local – um local onde tem excesso de placas e sinalização pode inclusive atrapalhar o entendimento de todas as informações.
O que diz a NR-18, sobre sinalização de obras:
18.27 – Sinalização de segurança
O canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de:
- identificar os locais de apoio que compõem o canteiro de obras;
- indicar as saídas por meio de dizeres ou setas;
- manter comunicação por meio de avisos, cartazes ou similares;
- advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental com partes móveis das máquinas e equipamentos;
- advertir quanto a risco de queda;
- alertar quanto à obrigatoriedade do uso de EPI, específico para a atividade executada, com a devida sinalização e advertência próximas ao posto de trabalho;
- alertar quanto ao isolamento das áreas de transporte e circulação de materiais por grua, guincho e guindaste;
- identificar acessos, circulação de veículos e equipamentos na obra;
- advertir contra risco de passagem de trabalhadores onde o pé-direito for inferior a 1,80 m;
- identificar locais com substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas e radioativas.
- É obrigatório o uso de colete ou tiras refletivas na região do tórax e costas quando o trabalhador estiver a serviço em vias públicas, sinalizando acessos ao canteiro de obras e frentes de serviços ou em movimentação e transporte vertical de materiais.
- A sinalização de segurança em vias públicas deve ser dirigida para alertar os motoristas, pedestres e em conformidade com as determinações do órgão competente.
Fonte: Equipe de Obra









Comentários